domingo, 25 de outubro de 2015

Com a palavra... ALBERTO BRESCIANI



1) Alberto Bresciani, na sua carreira literária, ser Ministro do Tribunal Superior do Trabalho é complemento ou antagonismo?
É uma das muitas faces da realidade. No Brasil, como em tantos países, poucos são os que podem permitir-se viver apenas de literatura. Sempre gostei de ler e de escrever e faço isso  por força de meu trabalho. Repito esses exercícios, ler e escrever, por gosto, em literatura. Já era assim quando me tornei juiz, aos 27 anos. São mundos muito diferentes, mas não os diria necessariamente complementares ou antagônicos. Cada qual ocupa uma parcela da atmosfera e tento respirar em todos.

2) O que é a poesia pra você?
Como experiência pessoal, prazer, provocação, desafio, tentativa de ser uma pessoa melhor. Como conceito, está lançado o enigma. A poesia está na vida, é forma de apreender e refletir o mundo sob lentes de aumento ou de distorção, meio de traduzir pela voz e linguagem que se consiga o tempo e o momento em que o poeta está vivo. O poema, resultado de um pouco de sopro e, depois, de doses maciças de reflexão e esforço.

3) Como é o seu processo criativo?
Bandeira dizia ser necessário esperar que a poesia o visitasse. Se valia para um grande como ele, imagine para o simples artesão que eu sou? Ler poesia - e leio muito - cria o estado de espírito capaz de transformar uma manchete de jornal, uma cena de rua, personagens de livro ou cinema, música, uma árvore, eu mesmo em poema. A partir da ideia inicial, escolher então as imagens, as palavras, a estética que melhor expressem o objetivo pensado. Depois, recortar e refazer o poema até que ele se canse de mim.

4) Fale um pouco sobre o seu poema “Antimetamorfose” que está no livro Sobre Lagartas e Borboletas (Tubap Books/Scenarium, 2015).
A proposta seria negar o determinismo da vida, poder voltar atrás ou avançar para melhor corresponder ao que se deseja. Renegar o óbvio. E uma surpresa, Adriana, para o que eu imaginei um projeto de Facebook. Recebi a deixa, escrevi o poema. Poderia ser melhor.

5) Bresciani por Bresciani: lagarta ou borboleta?
Não sei! Projeto de vir a ser ou um resultado final destinado a cumprir seu papel exato no universo? Acho que fico com as possibilidades da metamorfose (uma carta na manga).

Ilustração de Cristina Arruda para o poema no livro Sobre Lagartas e Borboletas






Um comentário: